Páginas

sábado, 30 de março de 2013

A Páscoa e seus Símbolos

O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).
Ainda hoje a família judaica se reúne para o "Seder", um jantar especial que é feito em família e dura oito dias. Além do jantar há leituras nas sinagogas.
Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria [2] .
Em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração da páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente. Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos.

OVOS DE PÁSCOA
De todos os símbolos, o ovo de páscoa é o mais esperado pelas crianças.

Nas culturas pagãs, o ovo trazia a idéia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.

Existem muitas lendas sobre os ovos. A mais conhecida é a dos persas: eles acreditavam que a terra havia caído de um ovo gigante e, por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados.
Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia decoravam ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas.
Pintar ovos com cores da primavera, para celebrar a páscoa, foi adotado pelos cristãos, nos século XVIII. A igreja doava aos fiéis os ovos bentos.

A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma.

A versão mais aceita é a de que o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, na Inglaterra, fez o consumo de ovos de chocolate aumentar.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Significados e ritos da Quaresma

Com exceção do Natal, todos os feriados católicos são definidos pelo calendário lunissolar, que era adotado pelos judeus no século I d.C. O período da Quaresma varia entre 40 e 46 dias, entre a Quarta-Feira de Cinzas e a Páscoa, celebrada no primeiro domingo após o a primeira lua cheia depois do equinócio de primavera no hemisfério norte. É um período de jejum e privações, em que várias religiões cristãs – entre elas o Catolicismo, Luteranismo e Anglicanismo – se preparam, com diversos ritos, para comemorar a ressurreição do Cristo.


Significados e ritos da Quaresma

Para a maioria dos cristãos, Jesus, a segunda pessoa da Santíssima Trindade (Deus Pai, Deus Filho e Espírito Santo), imolou-se para salvar toda a espécie humana, apartada da divindade em função do pecado original. Adão e Eva, o casal que deu origem à humanidade, teriam comido o fruto proibido e, com isto, teriam sido expulsos do Paraíso terrestre – o jardim do Éden –, dando origem às imperfeições humanas.

Apesar de a fonte do dogma ser o Antigo Testamento, nem judeus nem muçulmanos partilham a crença. O pecado original tem como base duas passagens de cartas do apóstolo Paulo de Tarso (São Paulo, para católicos, ortodoxos e anglicanos): “assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, também a morte passou a todos os homens, já que todos pecaram” (epístola aos romanos) e “assim como todos morrem em Adão, todos vivem em Jesus” (primeira epístola aos coríntios). Jesus morreu para reconciliar a humanidade com Deus, permitindo a salvação a todos que creem nele.

A Quaresma é o período em que os cristãos recordam a criação, elevação e morte do Deus encarnado – Jesus – e está repleta de significados e ritos. Nas missas católicas, o termo “aleluia” (louvem a Deus) não é pronunciado neste período, que remete aos 40 dias em que Cristo permaneceu no deserto jejuando, após o batismo, fato relatado nos Evangelhos segundo Mateus, Marcos e Lucas. No século I, a expectativa de vida era de 40 anos.

terça-feira, 19 de março de 2013

Receita de Miojo em redação do ENEM‏



Texto gera debate sobre critérios de correção, MEC diz que aluno não fugiu do tema nem teve a intenção de anular a redação por não ter ferido os direitos humanos e não ter usado palavras ofensivas...

Nos dois primeiros parágrafos, o vestibulando chega a comentar a questão da imigração. Mas, no parágrafo seguinte, o candidato descreve o modo de preparo do macarrão instantâneo:

“Para não ficar muito cansativo, vou agora ensinar a fazer um belo miojo, ferva trezentos ml’s de água em uma panela, quando estiver fervendo, coloque o miojo, espere cozinhar por três minutos, retire o miojo do fogão, misture bem e sirva”.

 Como se nada tivesse acontecido, o candidato retoma o tema da imigração no parágrafo seguinte e conclui que: “uma boa solução para o problema o governo brasileiro já está fazendo, que é acolher os imigrantes e dar a eles uma boa oportunidade de melhorarem suas vidas”.

Das 24 linhas da redação, quatro foram reservadas apenas para descrever o modo de preparo da massa. Embora haja critérios para se tirar nota 0 na redação no Guia do Participante, como a fuga total do tema e impropérios ou atos propositais de anulação, o vestibulando em questão tirou 560 em 1000. O candidato recebeu 120/200 (60%) na competência 2 da correção, em que são avaliadas a compreensão da proposta da redação e a aplicação de conhecimentos para o desenvolvimento do tema. Pela nota, o Ministério da Educação (MEC) entende que o estudante abordou o tema de forma “adequada”, embora “previsível” e com “argumentos superficiais”. Na competência 3, na qual é avaliada a coerência dos argumentos, o candidato recebeu 100/200 (50%).

Em nota, o MEC afirmou que “a presença de uma receita no texto do participante foi detectada pelos corretores e considerada inoportuna e inadequada, provocando forte penalização especialmente nas competências 3 e 4”. O órgão entende que o aluno não fugiu do tema nem teve a intenção de anular a redação, pois não feriu os direitos humanos e não usou palavras ofensivas.

Entretanto, os critérios de avaliação das redações do Enem estão longe de serem consensuais. O GLOBO mostrou ontem(18/02/13) que redações nota 1000 (máxima) da edição de 2012 continham erros graves de grafia e concordância. Para o coordenador de Língua Portuguesa e Redação do Colégio pH, Filipe Couto, os critérios de correção não são claros.

 O edital do Enem diz uma coisa e a banca faz outra. Para ele tirar 120 na competência 2, é como se não tivesse se desviado do tema e o abordasse adequadamente, mas não foi o que aaconteceu - afirmou Couto.

Já para um dos coordenadores da banca de redação do Enem, que pediu para não ser identificado, não haveria como saber se o candidato colocou a receita para ganhar linhas, testar a correção ou debochar. No entanto, segundo ela, a orientação dada aos corretores é levar ao máximo em consideração a parte onde o aluno se atém ao tema, diminuindo a pontuação em outras competências se for o caso.

- Na parte em que ele escreveu sobre o tema, ele se saiu bem. A orientação é considerar o que for possível. Desse modo, ele conseguiu metade da nota - afirmou a corretora.

Mas o raciocínio não é tão claro para quem orienta candidatos do Enem nas salas de aula. De acordo com o professor de redação do curso Pensi e da Escola Modelar Cambaúba, Raphael Torres, o candidato cometeu erros graves ao usar a primeira pessoa do singular e verbos no imperativo. E concluiu:

- A partir do momento em que se escolhe falar de Miojo, o candidato quebra a estrutura dissertativa pedida no edital. Mas a banca não enxerga isso como imprório. Ela pega as próprias brechas que fez com o Guia do Participante para legitimar a nota que deu. Ele deveria tirar uma pontuação muito mais baixa do que 560 - argumentou.

Veja Entrevista dele no Globo

segunda-feira, 18 de março de 2013

Como ganhar livros de graça do Senado

como ganhar livros de graça do senado, concurseiros do brasil



Olá caros concurseiros!
Sei que muitas vezes o dinheiro fica curto e não dá pra comprar os livros de que tanto necessitamos para estudar para os diversos concursos públicos. Calma! Não se desespere, porque tenho uma dica que poderá ajudá-los nesse sentido. Basta seguir o roteiro abaixo para solicitar livros ao pessoal de terno lá de Brasília.
Vamos lá!
Inicialmente, Clique Aqui
Procure os 3 senadores do seu Estado. Clique no nome deles para pegar o endereço de e-mail.

ATENÇÃO: Vocês irão enviar e-mail para os 3 Senadores, aumentando as chances de sucesso e podendo até receber livros de sobra pra dar pra seu amigo ou irmão concurseiros.
Exemplo: Rio de Janeiro
Eduardo Lopes: eduardo.lopes@senador.gov.br
Francisco Dornelles: francisco.dornelles@senador.gov.br
Lindbergh Farias: lindbergh.farias@senador.gov.br

O próximo passo agora é elaborar o teor da mensagem de e-mail.
Poderia escrever no corpo do texto a seguinte mensagem como modelo, mas sugiro você elaborar seu próprio texto de forma personalizada.
Veja o modelo abaixo. Como disse, poderá fazer um texto mais bem elaborado com suas próprias palavras.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Feliz dia do Pi


pi_150.jpg

Em consideração ao dia do pi, comemorado nessa quinta  (14/3, pela notação norte-americana), fizemos um breve histórico de como ele veio a ser conhecido como 3,141592653589793238462643383279502884197169…

Você pode até não gostar dele, mas o número pi - que tem até uma data comemorativa - tem um história de pelo menos cinco mil anos.

 Todo mundo sabe que o valor de pi é 3,14 e alguma coisa. E ele corresponde a uma razão, a razão entre o comprimento de uma circunferência e seu diâmetro. E esse valor sempre esteve presente na natureza, esperando para ser descoberto. Mas quem o descobriu?


É difícil definir com precisão quem identificou tal relação entre a circunferência de um círculo e seu respectivo diâmetro, pois há informações de que alguns povos já tinham esse conhecimento desde 2550 a.C.. A pirâmide de Gizé, que foi construída entre 2550 e 2500 a.C., tem um perímetro de 1760 cúbitos ou côvados (um cúbito possui cerca de 46 centímetros, embora, na época, fosse medido pelo comprimento do antebraço de uma pessoa e, portanto, esse número variava um pouco) e uma altura de 280 cúbitos.
A relação entre o perímetro da pirâmide e sua altura é o valor de pi multiplicado por dois. Egiptólogos acreditam que estas proporções foram escolhidas por razões simbólicas, mas nunca saberemos ao certo.
Os primeiros indícios escritos sobre o pi data por volta de 1900 a.C., onde os babilônios e egípcios tinham uma ideia do valor aproximado. Precisamente, os babilônios estimaram o pi em uma relação de 25/8, enquanto os egípcios chegaram a um valor de 256/81.
O matemático grego Arquimedes de Siracusa (287 – 212 a.C.) é considerado a primeira pessoa a calcular o valor de pi com mais precisão. Ele partiu da ideia de encontrar a área de dois polígonos encaixados na circunferência, um inscrito e outro circunscrito, como mostra a figura abaixo. Arquimedes não chegou ao valor exato, mas conseguiu uma ótima aproximação. Ele usou polígonos de 96 lados para encontrar um valor médio de 3,1485.

poli_350.jpg
Polígonos de Arquimedes

quarta-feira, 13 de março de 2013

Cordel que deixou Pedro Bial indignado

Antonio Barreto nasceu nas caatingas do sertão baiano, Santa Bárbara/Bahia-Brasil.

Curtir o Pedro Bial
E sentir tanta alegria
É sinal de que você
O mau-gosto aprecia
Dá valor ao que é banal
É preguiçoso mental
E adora baixaria.
         
Há muito tempo não vejo
Um programa tão 'fuleiro'
Produzido pela Globo
Visando Ibope e dinheiro
Que além de alienar
Vai por certo atrofiar
A mente do brasileiro.
         
Me refiro ao brasileiro
Que está em formação
E precisa evoluir
Através da Educação
Mas se torna um refém
Iletrado, 'zé-ninguém'
Um escravo da ilusão.
         
Em frente à televisão
Longe da realidade
Onde a bobagem fervilha
Não sabendo essa gente
Desprovida e inocente
Desta enorme 'armadilha'.
         
Cuidado, Pedro Bial
Chega de esculhambação
Respeite o trabalhador
Dessa sofrida Nação
Deixe de chamar de heróis
Essas girls e esses boys
Que têm cara de bundão.
         
O seu pai e a sua mãe,
Querido Pedro Bial,
São verdadeiros heróis
E merecem nosso aval
Pois tiveram que lutar
Pra manter e te educar
Com esforço especial.
         
Muitos já se sentem mal
Com seu discurso vazio.
Pessoas inteligentes
Se enchem de calafrio
Porque quando você fala
A sua palavra é bala
A ferir o nosso brio.
         
Um país como Brasil
Carente de educação
Precisa de gente grande
Para dar boa lição
Mas você na rede Globo
Faz esse papel de bobo
Enganando a Nação.